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Teatro

  Mima-Fatáxa Mima-Fatáxa foi um exercício performativo interpretado pela cantora Ana Deus, o ator Ricardo Bueno, e 25 guardenses desempregados. A peça encenada por João Sousa Cardoso, convoca uma certa “radicalidade” das formas e ideias do Modernismo, partindo dos textos de Almada Negreiros “Os Ingleses Fumam Cachimbo” (1919), “Mima-Fatáxa” (1916) e “A Cena do Ódio” (1915). O espetáculo propôs um confronto com o presente de Portugal e da Europa, num cruzamento da conversa e da representação, entre o teatro e a memória de um plateau de cinema, de um eterno ensaio e um espetáculo, entre profissionais e amadores, explorando a diluição das disciplinas artística. “SÓ ÉS”  Ainda nesse ano participei do exercício performativo “SÓ ÉS” uma criação de Vítor Freitas entre agosto e setembro no grupo de Teatro amador Aquilo teatro, com textos de Ernesto Melo e Castro; “Guardadores”   “Guardadores” espetáculo comunitário para comemorar o 815º aniversário da cidade da Guarda. Criação da comunidade p

Projeto LAR – Love And Respect

Todos os dias descobrimos que, a humanidade enfrenta desafios globais assentes na necessidade de encontrar instrumentos de emancipação e pedagógicos capazes de mostrar caminhos de participação e desenvolvimento dos povos (Almeida e Araújo, 2012). Desafios assentes em diversos fatores ligados ao âmbito social relacionados com as migrações, aumento dos tempos livres, conflitos étnicos e religiosos, destruição e danos causados ao meio ambiente, as mudanças demográficas, envelhecimento, despovoamento rural e o consequente aumento populacional em espaços urbanos. Fatores relacionados com o âmbito económico que se debatem com a globalização e a liberalização, alterações nas estruturas de produção, a revolução científica e tecnológica e as situações de desemprego e reciclagem profissional. Os fatores culturais relacionados com a expansão das indústrias culturais, evolução dos meios de comunicação, desenraizamento cultural, o colonialismo cultural, a uniformização e unificação do consumo cul